Ás suas marcas
ASSINADO LIVRE
BANDEIROLA
Editorial
Equipe CAT Maré
ESPELHO D'AGUA
Habilidades
PERFIL
PLACAR ELETRÔNICO
REVEZAMENTO
TRAMPOLIM
SOBRE A EMPRESA
ARQUIBANCADA
 

Notícia

Veja também:
08/04/2020
DIA DA NATAÇÃO
28/02/2020
CAT Maré - 35 anos de prazer e seriedade no ensino da Natação
04/12/2019
COPA MG - Atletas do CAT Maré compõem equipe campeã: Clube do Remo
04/12/2019
Jogos Escolares da Juventude - Blumenau - SC
09/10/2019
VII COPA APRENDIZ INTERBAIRROS DE NATAÇÃO
06/09/2019
SIMPÓSIO DE NATAÇÃO JF
20/07/2018
Festival de Inverno 2018
20/07/2018
Direção do CAT Maré ministra Palestra, “apadrinha” JOFRAN e promove Curso de Arbitragem em Natação
22/06/2018
5º Troféu "Jornalista Antônio Marcos Pinto"
22/06/2018
TRI-CAMPEÃO MINEIRO
19/12/2017
JEM 2017
16/12/2015
Homenagem da Câmara Municipal de Barbacena
Publicado em: 28/02/2020
CAT Maré - 35 anos de prazer e seriedade no ensino da Natação

NATAÇÃO - CAT Maré

35 anos propondo atividades físicas com prazer – da água –  e seriedade

               Sim... O texto é praticamente o mesmo dos últimos 15 anos... Muita coisa mudou no que diz respeito à Educação, ao Esporte e sua prática, aos valores base de nossa sociedade. No entanto, acreditando na formação recebida - familiar e acadêmica -o CAT Maré mantém a mesma linha de trabalho - Metodologia "A Maré", renovando nossos objetivos e estabelecendo novas metas.

 Satisfação, Orgulho e Persistência

               Mais cinco anos se passaram e mais uma vez a direção do CAT Maré afirma que satisfação, orgulho e persistência são os sentimentos que hoje me tomam. Segundo Tereza Cristina - Dina, Diretora Administrativa, "ao completar 35 anos de árdua e persistente caminhada, temos que valorizar este longo percurso. Quando olhamos para trás, não temos idéia do alcance deste trabalho na vida de tantas crianças, jovens e adultos... Agradecemos a Deus por nos capacitar a enfrentar tantos obstáculos e desafios. Foram muitos... e muitos foram superados... No entanto, aqui estamos. Este esforço foi suavizado pela grande amizade colhida ao longo desta estrada. Muitas... muitas amizades..."

               Este o motivo maior da satisfação de todos do CAT Maré...

               Além dos laços de amizade construídos, ao longo destes 35 anos, outro motivo de satisfação para a direção do CAT Maré é saber que num país, onde 80% das pequenas ou micro empresas têm vida útil de 5 anos, no máximo; a nossa Escola “A Maré”de Natação sobreviveu e vive, cada vez mais, através de muito sacrifício, luta e força de vontade. E não só da sua direção... mas, da participação de todos que a compõem...de toda uma família: a família “Maré” !

               E, quem é a família “Maré”?

               A família “Maré” é composta de muitas famílias: a família de cada aluno/atleta, a de cada ex-aluno/atleta, a de cada funcionário e/ou de cada professor que por aqui passou, a família dos amigos que sempre estiveram ao nosso lado, a minha família. Cada qual, a seu modo, ajudou a construir este pequeno, mas, valioso, patrimônio esportivo-social de nossa cidade e região: o CAT Maré.

               Para o Prof. José Luiz Barão, "o sentimento de orgulho se dá por ter e ver em cada aluno ou atleta, em cada ex-aluno ou ex-atleta, um amigo, uma amiga. Um amigo, uma amiga que sabe que na sua passagem por nossa escola, recebeu a devida acolhida: austera, carinhosa e competente. Todos sabem que cada ensinamento recebido, natatório e/ou para a vida, teve seu fundamento na liberdade da oportunidade, e que cada braçada dada, não foi em vão", afirmou o fundador da Escola "A Maré" de Natação e Desportos.

               E é com esta acolhida e filosofia que, todos os profissionais que atuaram e/ou atuam, tiveram e/ou tem a oportunidade de formar, não só campeões na água ou de saúde... A meta, o objetivo é formar homens íntegros, sabedores que antes do culto ao físico ou da valorização à competição, no CAT Maré a EDUCAÇÃO vem sempre antes do físico. A verdadeira educação para a vida, proporcionada pela prática deste veículo formador, e que se chama ESPORTE.

               E esta prática, especialmente a natação, foi levada a mais de 3000 famílias barbacenenses com educação, disciplina, civismo, atenção e desprendimento. E mais... Profissionalismo, idealismo e, o mais importante: amor.

               "Sim, o amor! A essência de tudo...", definiu o Prof. Barão.

               Desta prática, mais de 1000 atletas tiveram a oportunidade de participar e/ou representar as cores do CAT Maré e, consequentemente, destacar o nome de Barbacena, em eventos de nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Já são mais de 500 participações em eventos... 

               Com foco em uma administração firme, voltada para as necessidades do CAT Maré, e sensível às necessidades dos alunos, a direção do CAT Maré segue persistente e atento às variações diversas de mercado, juntamente com toda equipe, para continuar na vanguarda das atividades aquáticas em Barbacena e região.

               "É por isso que acreditamos na Metodologia CAT Maré, e é para isso, que continuaremos, insistentemente, buscando o melhor para o nosso aluno... ele é nossa maior pedra preciosa", afirmou Bárbara Magalhães, Professora no CAT Maré.

               A Metodologia “A Maré” tem como meta atingir a eficácia no ensino/aprendizado da natação e no ministério das aulas de hidroginástica. Para desenvolve-la, o CAT Maré conta com a presença dos melhores profissionais. Todos ex-alunos e ex-atletas e que sabem e entendem bem a essência dessa metodologia.

               As atividades, em Barbacena, tiveram início no dia 25 de fevereiro de 1985, a “A Maré”, através do seu Diretor/Fundador, Prof. José Luiz Miranda Magalhães Filho – Prof. Barão – e vem mantendo uma estrutura que tem por objetivo atender seus alunos e “potenciais atletas”, através de uma metodologia própria, concebida para ser progressiva, dinâmica e constantemente atualizada.

               Em todos estes anos, a Metodologia Maré foi implantada, de forma mais incisiva, a partir da atividade de Psicomotricidade Aquática, cujo as atividades  são ministradas, hoje, pelos Professores Bárbara Magalhães, Renata Simão e Ronaldo Santos.     Os grandes e significativos benefícios obtidos, só podem ser confirmados por seus alunos – nas pessoas de seus papais e mamães. Esses "peixinhos" pertencem às faixas etárias de 06 a 24 meses e de 2 a 05 anos. Posteriormente, alunos de 06 a 12 anos que serão preparados para ingressarem na equipe de competições.

 

         Para Renata Simão, professora CAT Maré, "o aluno/atleta Maré, ao participar de uma atividade, seja de iniciação, de treino ou de hidroginástica,  sabe que está, recebendo informações de qualidade, tratamento carinhoso e educação com seriedade e disciplina. Por isso se sente, sempre, motivado à atividade."

 

         Nas atividades de Pré-aperfeiçoamento, aperfeiçoamento e treinamento, os alunos/atletas, integram a equipe CAT Maré. Segundo o professor Ronaldo Santos, "os atletas são motivados - como há 35 anos atrás - a fazer sempre o seu melhor, para deste, aumentar sua autoconfiança, auto estima, ter firme propósito em suas diversas atividades, além de poder representar sua Escola, sua cidade e, muitas vezes o seu estado, em eventos de nível regional, estadual e nacional. E foi isso o que aprendi para a vida...", concluiu o professor.

               Para o Prof. Barão, "lamentavelmente, nos dias de hoje, a maioria dos pais não ve e/ou não se atenta para a importância das colocações feitas pelo Prof. Ronaldo. Muitos preferem poupar os filhos de superarem obstáculos, de assumirem compromissos de um treinamento, de serem cobrados para tentar fazer o melhor, com qualidade, persistência e determinação. Preferem evitar as cobranças nos treinos e competições; e deixá-los à mercê dos celulares e computadores."

 

               "Muitas vezes os pais se esquecem que superar dificuldades é essencial para o crescimento do ser humano. Força de vontade, persistência, coragem e auto-estima são valores que você somente percebe e/ou pratica diante de obstáculos a serem superados. Nossos jovens precisam praticar estes valores... e não ver estes obstáculos tirados do seu caminho como forma de "facilitar" a vida. Ledo engano de quem assim pensa...", afirmou Barão  

               Vários são os benefícios que podem ser obtidos praticando uma das atividades oferecidas pelo CAT Maré.  Aspectos importantes como a timidez, a ansiedade, o sono, o apetite e demais aspectos ligados ao desenvolvimento psicomotor e ao equilíbrio emocional são observados atentamente dentro do contexto da prática proposta pela Metodologia Maré.

               Esta Metodologia Maré é desenvolvida por uma equipe composta por professores Graduados e Pós Graduados, orientados pelo fundador da Escola, Prof. Barão, que tem mais de 38 anos de “borda de piscina”, bem como larga experiência e bom relacionamento junto aos órgãos promotores das principais competições – estaduais (FAM) e nacionais (CBDA) –  tendo sido Conselheiro, por 08 anos, e Diretor de Natação do Interior, por 04 anos, da Federação Aquática  Mineira.

               O CAT Maré tem hoje, como foco principal, a natação de base... aquela que garantirá, por muitos anos, a representatividade da natação de Barbacena nos principais eventos regionais, estaduais e nacionais.          

 

               As principais características da Metodologia CAT Maré, são:

               Foco – objetivos da Metodologia CAT Maré.

Com postura inovadora, o CAT Maré vem apresentar sua Metodologia de trabalho, que visa melhor estruturar, otimizar e organizar as atividades aquáticas realizadas por seus alunos, com avaliações periódicas, acompanhamento da evolução dos alunos e seus progressos, bom como, melhor orientação aos pais e/ou responsáveis.

               Avaliações

               As avaliações são as grandes "armas" de aferição do desenvolvimento dos alunos e atletas. Nelas os pais podem mensurar a qualidade do trabalho feito. A cada semestre duas avaliações... Ao final do ano, premiação a todos que se superaram e desenvolveram. São estas as avaliações no CAT Maré:

  • Avaliação do desenvolvimento psicomotor e aquático do bebê a ser elaborado com base psicomotora;
  • Avaliação atropométrica e técnica das atividades de aprendizagem.
  • Avaliação das atividades de pré-aperfeiçoamento, aperfeiçoamento e treinamento através do Circuito das Rosas;
  • Avaliação atropométrica dos alunos de Hidroginástica e, também, da academia.

              

                Credenciamento

  • Filiada à Federação Aquática Mineira FAM desde 1986, onde participa das competições oficiais de categorias;
  • Representa a Natação de Barbacena na Copa MG, nos Jogos Escolares de MG (JEMG’s) nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI’s) junto à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ); e nas Olimpíadas Escolares ou Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
  •  

               Muitos ex-alunos e ex-atletas se manifestaram pela ocasião dos 35 anos do CAT Maré. Citamos alguns destes depoimentos e/ou declarações:

               > Katia Bacharel afirmou que "minha filha fez 2 anos de aulas e tenho boas lembranças dessa época";

               > "Tamo junto, Barão. Parabéns CAT Maré." escreveu o Prof. Ronaldo Santos,

               > Daniela Ferreira Lopes enviou: Parabéns, Barão!! Que venham muitos anos mais !! Sinto saudades de nadar aí...,

               > Silvânia Pereira cumprimentou o CAT Maré: PARABÉNS !

               > Leandro Bini, Presidente do Athletic Club de São João Del Rei afirmou que se sente, também, integrante da família CAT Maré. Enfatizou a importância e o valor de uma amizade de muitos anos. "Vivenciamos muitas vitórias e algumas derrotas mas, tiramos proveitos para nosso crescimento em cada uma delas... Parabéns a todos, vocês merecem o melhor..." afirmou Bini.

           

               > Marcelo Valentin Barros, ex-aluno/atleta, foi enfático nas suas palavras: "O Barão foi um cara de extrema importância para minha formação e eu acho que ele tem uma pequena idéia disso. Um formador que me ensinou, através do esporte, disciplina, persistência e a trabalhar a ansiedade. Me ensinou a acreditar e confiar mesmo quando, às vesperas de um campeonato, em Juiz de Fora, e que eu não queria participar, por não me achar capaz, ele disse: "eu sou seu técnico, eu sei quando você está pronto, e essa é a hora !" Este ano volto a morar em Barbacena e, um dos planos é voltar a nadar. Obrigado por tudo Barão e CAT Maré."

 

 

   

Parabéns ao CAT Maré pelos 35 anos de serviços prestados a Barbacena  e região

 

     

Rua Bancário Paulino de Oliveira, Nº 583, Centro.
( Abaixo do Banco do Brasil)
Barbacena, MG

contato@catmare.com.br

-